[Resenha] Coração da Floresta

by - outubro 26, 2017


Sinopse: E se tudo o que você soubesse fosse uma mentira? E se a pessoa que deveria te proteger não tivesse condições nem mesmo de cuidar de si mesma? Carey é uma jovem de 15 anos com uma história de vida difícil. Levada às escondidas pela mãe para um parque nacional quando ainda era uma criança, tudo o que ela e a irmã menor conhecem é a floresta. Elas só têm uma a outra, considerando que a mãe, viciada em drogas e mentalmente instável, muitas vezes desaparece por dias sem fim. É durante um desses sumiços que repentinamente as meninas se vêem diante de dois estranhos, que as tiram da floresta e as levam para um mundo novo e surpreendente de roupas, meninos e aulas. Agora Carey precisa enfrentar a verdade por trás do seu passado e decidir se vale a pena revelar um terrível segredo, que, caso descoberto, pode colocar em risco a segurança e a nova vida das duas irmãs. No coração da floresta foi indicado a inúmeros prêmios, como a Carnegie Medal em literatura, e seus direitos foram vendidos para 8 países. Primeiro livro de Emily Murdoch, recebeu a seguinte crítica estrelada do Booklist: “Um livro cheio de dor e esperança. Uma estreia surpreendente.”


Resenha: Carey é a narradora de sua própria história, ela e a irmã Jenessa cresceram em uma reserva florestal, afastadas de toda civilização, mas nem por isso são "bicho do mato", muito pelo contrário, elas são meninas espertas.
Jenessa é uma criança maravilhosa, ela sofreu um trauma quando pequena e por isso não fala, esse mesmo trauma faz parte do grande segredo de Carey, que vai ficando mais claro ao decorrer do livro.
Em 'Coração da Floresta' acompanhamos os dias de adaptação de Carey e da pequena Jenessa em um 'novo mundo', ou seja, na civilização. Ela ganham um pai, uma mãe e uma nova irmã de um dia para o outro, Carey tem que "aprender" a ser uma adolescente 'normal', ir para a escola, conviver com as pessoas.
No meio de toda essa situação, Carey sente medo na maioria do tempo, medo de se afastar da irmãzinha, que ela cuidou como filha durante tantos anos, medo da proximidade com seu pai (que segundo sua mãe, batia nelas e era um homem ruim), medo que as pessoas à vejam como uma aberração e medo que seu grande segredo seja revelado.
Eu amei o livro, ele me prendeu do início ao fim, e não teve um capítulo que não tenha me emocionado ou me feito querer cuidar daquelas duas menininhas.
É um livro encantador, com muitas questões sentimentais fortes, incrível e maravilhoso.

Personagem preferido: Carey, do início ao fim ela é muito forte e centrada, mesmo tendo passado por tudo que passou ela inda continua sendo uma menina maravilhosa, cheia de vontade, claro que tem seus medos, como toda adolescente, mas Carey é uma fofa, protetora, decidida, e com certeza conquista o leitor.

Personagem que não gosto: A mãe das meninas, ela não aparece muito no livro, mas é citada em todos os capítulos, de longe é uma péssima pessoa.

Cena preferida: Quando Carey descobre toda a verdade sobre seu desaparecimento, é uma cena muito forte, cheia de novas descobertas para  a menina, sentimentos misturados, confusões e decisões vindo a tona.

Se vocês se deparar com Caminhos da Floresta por aí dê uma chance a ele, tenho certeza que não vai se arrepender <3

You May Also Like

0 comments