[Resenha] Ano Hana

by - julho 17, 2016


Sinopse: Um grupo de amigos de infância se separam depois que um deles, Meiko Honma “Menma”, morre  num trágico acidente, dez anos depois num dia de verão o fantasma de Menma aparece para o líder do grupo Jinta Yadomi “Jintan”. Jintan depois da morte de sua melhor amiga Menma e da morte de sua mãe tinha se afastado da sociedade até o dia em que o fantasma de Menma surge com uma aparência mais velha pedindo a ele ajuda para assim descansar em paz e com isso Jintan começa a reunir os amigos de infância para juntos descobrirem qual o desejo que Menma quer realizar para assim atingir o Nirvana.


Posso dizer sem sombra de dúvidas que esse é o anime que mais me arrancou lágrimas desde que eu me lembro por otome nessa vida. Hoje eu estava revendo Ano Hana e em meio à milhares de lágrimas decidi fazer resenha e montar uma galeria super linda do anime aqui para o blog.

Ano Hana conta a história de seis amigos, na infância eles montaram o grupo dos Super Caçadores da Paz, e um dia fatalmente uma das integrantes desse grupo sofre um acidente e morre, por consequência disso o grupo se separa e cada um deles cresce com sentimentos de culpa e revolta pessoais devido a esse acidente.
Menma (a garotinha que morreu) aparece anos mais tarde para Jintan (o galãzinho da parada). Jintan foi quem mais sofreu com a morte da menina, pois ele era apaixonado por ela, a aparição dela em seu quarto mexe muito com o garoto, e fica bem claro que para Menma "ir para o céu" ela precisa que seus amigos de infância de reúnam para realizar um sonho dela.
Jintam tem a difícil missão de reunir todos eles, ainda mais por que como eu disse anteriormente eles carregam bagagens emocionais muito fortes dentro de si, alguns são revoltados com a situações e outros agem de forma como se não fosse importante, no início eles pensam que o Yadomi está maluco mais aos poucos eles vão percebendo a grande importância que tudo isso tem.
Eu chorei em cada episódio, o drama é constante no anime, por que você quer que a Menma volte, mesmo sabendo que isso não é mais possível, mas uma das coisas que eu mais amei no anime foi a história de amizade deles, todos os personagens enfrentam conflitos internos muito fortes e da vontade de abraça-los do jeitinho que a Menma tenta fazer.
O amor que um sente pelo outro é lindo, e isso acaba desabrochando no final, quando eles já não aguentam mais segurar toda aquela situação dentro de si.
Ano Hana é um anime muito dramático mas que eu assisto sempre que eu posso e eu recomendo a todos com certeza.

"Vocês encontraram a Menma"
Menma é uma garotinha fofa que infelizmente morre em um acidente ainda criança, ela volta alguns anos depois com o objetivo de reunir seus amigos novamente e com a ajuda deles cumprir uma coisa muito especial que ela deixou mal resolvida no passado. Logo de cara você é cativado pelo jeitinho fofo e inocente da Menma, você pode ver um certo amadurecimento nos demais personagens mas ela continua com a alma infantil, inocente e pura que tinha quando era pequena. Menma gosta de ver todos felizes, é a protagonista do anime e a responsável por fazer você chorar até toda a água do seu corpo secar.


"Meu amor por você é o tipo de amor onde eu quero casar com você"
Yadomi ou simplesmente 'Jin-tan' é com certeza o que mais sofreu com a morte da Menma, ele era apaixonado por ela quando criança e esse amor nunca morreu, depois que Menma se foi ele se isolou dos outros amigos, parou de frequentar a escola e se isolou em seu próprio mundo. Podemos dizer que a aparição de Menma fez muito bem para ele, enfim ele pôde dizer à ela coisas que ele tinha guardado durante muitos e muitos anos, graças a ela se voltou a ser um menino sociável. Eu gosto muito do jeito frio do Jin-tan, é quase uma marca de personagens masculinos de dorama, no fundo ele tem um coração doce.


"Eu amo seu jeito sensível de ser"
Anjou ou 'Anaru' como é chamada pelos amigos, é a minha personagem preferida. Apesar de ser um pouco complicada ela consegue resolver seus conflitos principalmente em relação aos seus sentimentos pela Menma. 
Anaru sempre foi apaixonada pelo Jintan e vocês vão querer me matar agora, por que eu shipo muito os dois e realmente torço para que tenham ficado juntos, adoraria ver um filme de Ano Hana que passasse isso, por que apesar de achar o romance da Menma e dele lindo eu realmente acho que a Anaru merece ser feliz com ele agora que o menino está com o coração em paz. No início você pode até achar que ela é um garota grossa ou um pouco fútil mais ao decorrer do anime você percebe que essa foi apenas uma forma de ela se sentir mais a vontade na escola, quando ficou sozinha sem seus amigos do clube.
Anaru é uma personagem que amadurece muito e eu adoro ela.


"Eu amo o quanto você é engraçado"
Poppo e um rapaz engraçado, ele vive rindo e fazendo piadas. Após a morte de Menma ele começa a juntar dinheiro para viajar pelo mundo e quando está no japão ele mora na base secreta, não se fala muito sobre sua família ou pais. Ele é o único que acredita desde o início que Jintan pode ver Menma, isso por que ele mesmo tem marcas dentro do seu coração sobre o acidente da amiga e quer ajudar ao máximo na missão para ela ir para o céu. É um personagem carismático, mesmo Menma sendo um fantasma ele tenta se comunicar e até mesmo brincar com ela.


"Eu amo o jeito que você é"
Tsurumi ou 'Tsuruku' como é chamada pelos colegas é uma das personagens mais misteriosas do anime, desde pequena sempre foi muito tímida, ela tem sentimentos forte por Yukiatsu e por isso segue o menino para onde ele for, ela também vai amadurecendo ao decorrer do anime e no final nós temos uma Tsuruku mais confiante, ela deixa seus sentimentos transbordarem e isso fez com que eu prestasse atenção nela, a menina deixa de ser uma sombra do Yukiatsu e começa a andar com as próprias pernas.


"Eu amo o quanto você é esforçado"
Yukiatsu é um menino sério, ele sempre foi o mais centrado do grupo, mas ao mesmo tempo era uma criança doce, também era apaixonado por Menma e culpa Jintan pela morte da menina. Ele cresceu com muitos sentimentos presos dentro do seu coração, com a volta do grupo Yukiatsu continua provocando Jintan emocionalmente mas no final ele também escondia um segredo e uma dor interna, quando consegue transformar essa dor em palavras ele volta a ser o menino doce que era quando criança. Eu gosto do personagem dele, as vezes juro que me deu vontade de bater nele, mas no final me apeguei.



Ano Hana conta uma história incrível, e vai muito além do drama envolvendo a morte de Menma, a história dos seis é muito profunda e com certeza vai deixar marcas profundas em vocês. O anime termina com gostinho de quero, então em 2014 foi lançado o filme, que intercala histórias do passado com a vida adulta dos protagonistas da série. O filme é muito bonito, a carga dramática é muito mais leve do que no anime (mas se você for uma manteiga derretida como eu vai chorar de qualquer forma), nele nós vemos os personagens muito mais maduros, vivendo a vida adulta de forma responsável e dessa vez fica mais forte a relação deles que mesmo com a vida adulta a mil continuam se encontrando uma vez por ano para compartilhar doces memórias. Eu sou particularmente apaixonada pelo filme por que nele além de termos os personagens mais fortes temos a presença de Menma nas lembranças da infância e também como espírito que cuida de todos eles, estão sempre mencionando ela com muito carinho e doçura.




Ano passado foi lançado o Live Action (filme com pessoas reais) do anime, ele é tão dramático quanto o anime, ele segue o mesmo roteiro e como eu amei a atriz que fez a Menma, os outros também foram ótimos, mas ela conseguiu me fazer gostar ainda mais da personagem. A atuação de todos foi fantástica, a trilha sonora não poderia ser melhor e ele conseguiu passar aquele sentimento de 'quero mais' assim como o anime, eu realmente amei muito e assisto sempre que posso.

PARA BAIXAR O ANIME: AQUI

PARA BAIXAR O FILME: AQUI

PARA BAIXAR O LIVE ACTION: AQUI

You May Also Like

0 comments