[Resenha] Livro - Fugitivos
De onde vem a amizade?
Sinopse: Caio, um carioca de 15 anos, perdeu os pais em uma tragédia e foi morar com a avó em Belo Horizonte. Traumatizado pelo incidente que vitimou sua família, ele não tem mais desejo de retomar sua vida. Até que conhece Fernanda, uma menina de 15 anos, que protege o irmão Jonas, de 11 anos, do temperamento violento do pai. Ao mesmo tempo, Caio fica amigo de Gabriel, um rapaz de 17 anos, e Bianca, a irmã de 5 anos. Os dois perderam a mãe, por ela ser viciada e ter sofrido uma overdose, e o pai está preso. Ficam sob a tutela da Justiça e do irmão mais velho, de 20 anos, que apoia o pai em planos escusos para melhorarem de vida.
Em Fugitivos, acompanhamos o amor nascer entre Caio e Fernanda, sentimento que será o catalisador de uma briga, que colocará em risco a segurança dos dois, e a força da amizade que surge entre os cinco jovens, de forma tão intensa, que o drama de cada um deixa de ser individual e passa a ser de todos. No momento em que suas histórias se misturam, eles precisam fugir para salvarem suas vidas. Nessa corrida emocionante, que atravessa os estados de Minas Gerais, Bahia, Alagoas e Pernambuco, mais de dois mil quilômetros, iremos descobrir seus sonhos, seus medos, suas tristezas e suas alegrias, tudo envolto por muito suspense, perigo, romance e reviravoltas surpreendentes.
{RESENHA}
Falar sobre FUGITIVOS não é complicado, afinal eu li essas páginas como um furacão, sempre ansiosa para saber o que ia acontecer com os cinco personagens pelos quais eu fiquei completamente apaixonada. Boa parte da história se passa em Belo Horizonte, local onde Fernanda, Jonas, Gabriel e Bianca moram, Caio (o personagem principal) chega lá para morar com sua avó, antes ele morava em Petrópolis com os pais mas os dois infelizmente morreram em uma tragédia que o leitor vai descobrir antes da metade do livro.
Assim que conhece Fernanda, Caio fica completamente apaixonado, assim como a menina, o afeto deles é reciproco desde o primeiro momento, e é muito lindo ver como eles se gostam, se protegem e como o relacionamento deles se desenvolve durante a trama.
Mas eis a questão, por que os cinco acabam fugindo de Belo Horizonte, bom posso começar a dizer que muita coisa está por trás dessa fuga, cada um deles acaba tendo um motivo diferente e não pensem que é puro capricho adolescente, a fuga dos meninos se da por uma série de fatores graves que acontecem em suas vidas.
Fernanda e Jonas são irmãos, o pai deles é extremamente violento com o mais novo, ele também esconde uma personalidade péssima e conforme você for lendo vai notar que ele é doente, frio, calculista, resumindo, uma pessoa horrível. O fato do pai ser assim é o que impulsiona os dois irmão a fugirem, entre outros fatores é claro.
Gabriel e Bianca também são irmãos, o pai dos dois está na cadeia e o irmão Mauro é um bandido, Gabriel já tinha vontade de ir para a casa da tia que fica em Caruaru, para que o pai não enchesse eles quando saísse da cadeia, porém uma chuva de acontecimentos drásticos envolvendo seu irmão e seus amigos o força a antecipar a viagem e fazê-la como um fugitivo.
Caio praticamente implora que Gabriel leve ele, Fernanda e Jonas com ele e assim ele faz, os cinco fogem de Belo Horizonte na Combe de Gabriel, fazem uma viagem divertida e angustiante ao mesmo tempo, com o medo de serem encontrados e forçados a voltar, com saudade de algumas pessoas que deixaram para trás e principalmente com a companhia e apoio um do outro.
O mais lindo de todo o livro pra mim foi o desenvolvimento da amizade dos cinco, eles se apegaram de uma forma tão intensa e tão linda, fazem de tudo um pelo outro, para se protegerem e ficarem sempre unidos.
Personagens:
Caio: É o principal de toda trama, ele chega em Belo Horizonte cheio de marcas físicas e mentais, a morte dos pais o deixa completamente abalado mas ele encontra nos meninos a fonte para voltar a ter uma vida. Eu gosto muito do Caio, ele é um menino determinado e corajoso, a partir do momento que se apaixona por Fernanda ele coloca a vida dela antes da sua, quer protegê-la de tudo e de todos, é um amigo muito fiel e um namorado lindo, completamente apaixonado.
Gabriel: O mais velho da turma, Gabriel tem problemas sérios na família, o pai está preso, pronto para sair e se vingar por culpar o filho de tê-lo colocado na cadeia, o irmão Mauro é um bandidinho, e Bianca, sua irmãzinha de 5 anos precisa muito de proteção. Ele é um rapaz que já passou por muitas coisas ruins e o senso de justiça, lealdade, e carinho que ele tem me deixaram completamente apaixonada, eu adoro ele, adorava ler as cenas dele, quando implicava com Fernanda, com Jonas, quando cuidava de Bianca, quando era um bom amigo par Caio, enfim, tudo tudo nele é lindooo.
Fernanda: É uma menina linda, não só por fora (eu amei a descrição dela, ruiva, olhos verdes <3) mas também por dentro, ela passa por perrengues em casa tentando defender o irmão das maldades do pai, mal sabe ela que pode ser vitima de uma coisa ainda pior, enfim... Eu adoro a Fê, gosto do jeito que ela ama o Caio e cuida dos outros, adoro quando ela da uma de feminista mostrando que tem mais força do que os meninos, é hilária.
Jonas: Jonas é o irmão mais novo da Fernanda, um garotinho normal, que gosta de games e quadrinhos e tenta se esconder nesse mundo para não encarar a realidade, ele apanha muito do pai, da raiva ler as cenas, vontade de entrar lá e protege-lo de tudo e todos, por que o Jonas é um garotinho muito especial que merece ser feliz.
Bianca: É a irmãzinha do Gabriel, a personagem mais inocente e de verdade eu nem sei se ela sabe o motivo da fuga, na verdade acho que ela tem uma leve impressão do que possa estar acontecendo mas ela é tão bebê, tão menininha, vive com o ursinho Trigue pra baixo e pra cima, sempre querendo estar perto do irmão, ela confia muito nele e não quer que nada os separem.
Fugitivos é um livro que vale muito a penas, eu até comecei a assistir a novela Totalmente Demais por achar os personagens da parecidos com o Caio e a Fê, o romance deles da um ar de graça na história toda, é muito bonitinho e intenso como se desenvolve, assim como a amizade dos cinco.
Super recomendo esse livro e já aviso de cara, você não vai se arrepender de mergulhar nessa incrível história.
BONUS: Minha Fernanda e meu Caio:
Juro que passei o livro todo imaginando eles assim, acho que por isso meu amor shiper foi ainda maior <3
BONUS: Minha Fernanda e meu Caio:
Juro que passei o livro todo imaginando eles assim, acho que por isso meu amor shiper foi ainda maior <3
Bom gente é isso, o livro é espetacular e vocês não vão se arrepender em conferir!
Beijinhos e até a próxima resenha.
Chu ~


0 comments